A decisão surge depois da notícia da morte de Jorge Sampaio.
Face à notícia do falecimento de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, vários partidos decidiram interromper a campanha eleitoral. O Governo decretou luto nacional até segunda-feira.
“O Partido Socialista anuncia a suspensão de todas as atividades públicas de campanha eleitoral, solicitando aos seus militantes, dirigentes e candidatos que se associem à homenagem coletiva que os portugueses devem dedicar a Jorge Sampaio”, lê-se no website no PS.
Na Maia, Francisco Vieira de Carvalho, candidato do PS à Câmara Municipal da Maia, também já fez saber que suspendeu, “pelo período de Luto Nacional, as ações de campanha eleitoral”.
Também o PSD anunciou que, a nível nacional, seriam suspensas todas as iniciativas de campanha que envolvessem o presidente do partido. Rui Rio deixou ainda orientações para que localmente seja respeitado o luto pela morte de Jorge Sampaio.
No concelho da Maia, a coligação “Maia em Primeiro” PSD/CDS-PP já fez saber que irá “suspender as ações de campanha eleitoral que estavam agendadas para hoje, sábado, domingo e segunda-feira próximas”.
A nível nacional, BE, PAN, IL e Livre também fizeram saber que cancelariam a agenda eleitoral nos próximos dias. O Chega, cujo líder estava esta sexta-feira Madeira, cancelou as ações previstas para hoje, não avançando se irá suspender o que tinha previsto para o fim-de-semana.
CDU mantém ações. “A CDU adequará a sua ação garantindo a sobriedade e o respeito que a Jorge Sampaio é devido”, disse Jerónimo de Sousa esta tarde em Coruche, afirmando que era isso que Sampaio quereria. “Nos três dias de luto marcaremos presença mas cancelamos todos os espetáculos”, disse ainda.