Cinco políticos foram ao Mundial do Qatar para acompanhar o percurso da seleção nacional. O Governo e a Presidência recusam-se a dizer quanto custaram as deslocações, avançou esta terça-feira o Observador.
Marcelo Rebelo de Sousa, chefe de estado português, e o primeiro ministro António Costa, viajaram no avião Falcon 50. Já Augusto Santos Silva (presidente da Assembleia da República), Ana Catarina Mendes (ministra adjunta) e João Paulo Correia (secretário de Estado da Juventude e do Desporto) deslocaram-se ao Médio Oriente em voos comerciais suportados pelo Estado Português.
Custos das deslocações continuam desconhecidos.
O porta-voz da Força Aérea, coronel Manuel Bernardo da Costa, garantiu que “as questões relacionadas com viagens do Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro ou de qualquer outra entidade terão de ser endereçadas à Presidência da República ou aos respetivos gabinetes”.
“Quanto às despesas com deslocações do Presidente da República ao estrangeiro, as mesmas são asseguradas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros/Protocolo de Estado.”, disse o porta-voz da Força Aérea. O ministério nunca respondeu a esta questão.
O gabinete de António Costa deixou a resposta ao cargo do ministério de Helena Carreiras. “A Esquadra 504 da Força Aérea, que opera a aeronave Falcon 50, tem por missão executar operações de mobilidade aérea e dedica-se ao transporte de altas entidades em representação do Estado, além de realizar transportes de doente urgentes ou de órgãos para transplante. Em 2022 aquela Esquadra realizou 124 missões de transporte de entidades, de doentes e de órgãos para transplante. Neste âmbito, estão contempladas no orçamento da Força Aérea as verbas necessárias à operação e manutenção das suas aeronaves”.
Augusto Santo Silva não respondeu de forma direta à pergunta, lembrando que viajou num voo comercial. “A deslocação do presidente da Assembleia da República importou no custo de viagem em executiva no voo comercial Lisboa-Doha”, referiu a segunda figura do Estado.