O Conselho de Ministros aprovou a venda da Efacec ao fundo de investimento Mutares. A escolha foi anunciada esta quarta-feira, dia 7 de junho, pelo ministro do Mar e da Economia, António Costa Silva, no final de uma reunião por via eletrónica. A conclusão do negócio deverá ocorrer nos próximos dois meses, estando sujeita a condições precedentes.
A Mutares é um fundo de investimento alemão e foi selecionada para adquirir 71,73% do capital da Efacec detido pelo Estado. Segundo Costa Silva, a escolha da proposta alemã baseou-se em três fatores principais: a garantia da continuidade da Efacec, a preservação dos postos de trabalho e a minimização dos encargos para o Estado. O governo espera recuperar grande parte, senão a totalidade, do investimento realizado na empresa.
Ainda segundo o ministro, a proposta da Mutares foi cuidadosamente analisada e destacou-se pelo projeto industrial e tecnológico apresentado. O fundo demonstrou interesse em apostar em mercados de grande valor acrescentado, como a Alemanha e os Estados Unidos da América. O valor da operação de venda não foi revelado.
No entanto, a transação ainda estará sujeita a negociações com os credores financeiros da Efacec e à aprovação das regras europeias sobre ajudas estatais. Mesmo assim, a assinatura do contrato está prevista para ocorrer dentro de uma ou duas semanas, de acordo com o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.
O processo de privatização da Efacec teve início no verão de 2020, após a nacionalização da empresa que pertencia a Isabel dos Santos. Até ao momento, o Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que acrescem mais 85 milhões de euros em garantias, Desde então, a empresa acumulou prejuízos de 310 milhões de euros.
A Mutares é uma holding industrial alemã cotada na bolsa de Frankfurt, com uma capitalização bolsista de 492 milhões de euros. Com a venda da Efacec a este fundo de investimento, o governo português espera impulsionar a recuperação e o crescimento da empresa, assegurando a continuidade das suas atividades e o desenvolvimento tecnológico no setor em que atua.