Se vive na Cidade da Maia com certeza reconhece a escultura da fotografia. Mas já questionou do que se trata e o que representa?
A obra intitulada “O Grito II” é da autoria de Ilídio Fontes, foi inaugurada em 2001, e mostra uma figura feminina deitada sobre pedra em granito.
Segundo Cátia Raquel da Hora e Silva, que elaborou a dissertação “Escultura no espaço público do concelho da Maia. Valorização e divulgação patrimonial”, esta “escultura faz parte de uma série de esculturas de figuras femininas compostas por Ilídio Fontes”.
“Esta escultura compõe-se de uma figura feminina deitada sobre um bloco de pedra. Com as pernas fletidas, eleva ligeiramente a perna direita, assim como o respetivo braço totalmente esticado para cima, como gesto de auxílio, enquanto o braço esquerdo aparenta estar a desfalecer. O rosto conjuga-se com o dramatismo oferecido à posição corporal, recriando aflição e agitação, levando o observador a sentir-se impotente em relação a toda a cena. O olhar triste e deprimente da personagem conjuga-se com o grito preso que a sua boca aberta aparenta expressar”, explica Cátia Raquel da Hora e Silva.
Além disso, o material escolhido, o ferro, “permitiu ao escultor reforçar ainda mais o dramatismo da escultura, devido ao pormenor que consegue proporcionar nos fios soltos e rebeldes do cabelo da figura, oferecendo à escultura valores expressionistas internacionais”.