Diogo Freitas lidera grupo de empresários em negociações com a Global Media, para garantir futuro dos títulos.
Um consórcio de empresários nortenhos, encabeçado por Diogo Freitas, proprietário da OfficeTotal Food Brands, estabeleceu um acordo de princípio para a compra dos emblemáticos Jornal de Notícias, O Jogo e TSF à Global Media Group. A informação foi divulgada na tarde de sexta-feira, 2 de fevereiro, após confirmação direta de Diogo Freitas e através de um comunicado dos atuais acionistas da Global Media.
Este entendimento inicial, que ainda aguarda concretização, inclui medidas para assegurar a continuidade operacional destes meios de comunicação e a regularização dos vencimentos em atraso dos colaboradores do grupo. Destaca-se a exclusão do Diário de Notícias deste pacote, embora o compromisso de pagamento dos salários abranja a totalidade dos trabalhadores da Global Media.
A operação, avaliada em cerca de 800 mil euros mensais de custos com pessoal, envolve mais de 500 trabalhadores efetivos e outros em regime de prestação de serviços. O acordo prevê, além do pagamento dos salários de janeiro até ao dia 7 de fevereiro, a regularização do subsídio de Natal pendente.
Diogo Freitas, já tinha manifestado publicamente o seu interesse pelos títulos em janeiro, numa altura em que a crise financeira do grupo se agravou. A proposta inclui a aquisição não só do Jornal de Notícias e O Jogo, mas também de publicações como JN História, Notícias Magazine, Evasões e Volta ao Mundo, além de uma solução para a TSF.
A concretização deste acordo depende ainda da aprovação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), dada a mudança de propriedade de entidades mediáticas significativas, incluindo uma estação de rádio. Contudo, os promotores do negócio estão otimistas quanto à não ocorrência de obstáculos regulatórios.