O grupo Zenithodyssey, onde se encontra a CIN, e a sociedade Fitas e Essências, que pertence à Confetil, fazem parte dos novos donos da Media Capital.
Os novos acionistas da Media Capital, dona da TVI, incluem empresários da área têxtil e química, sociedades de investimento, um administrador hospitalar e a apresentadora Cristina Ferreira.
Estes novos investidores juntam-se assim ao empresário Mário Ferreira, da Douro Azul, que comprou, em maio, 30,22% do capital da dona da TVI, por 10,5 milhões de euros. Os novos donos controlam, em conjunto, 44% do grupo, ficando a faltar saber quem adquiriu os restantes cerca de 20%, dos 64,47% vendidos pela espanhola Prisa.
A sociedade Fitas e Essências é controlada por Stéphane Rodolphe Piccioto, que pertence à têxtil Confetil, com sede na Maia. A sociedade adquiriu 3% da Media Capital, num total de 2,5 milhões de ações.
Também a Zenithodyssey, grupo detido por várias empresas, adquiriu 16% da Media Capital (13,5 milhões de ações) à espanhola Prisa. A sua maior acionista, com 50% é a CIN, empresa de tintas, sedeada na Maia.
Neste lote de cinco novos donos da Media Capital está também Manuel Lemos de Ferreira Lemos, administrador do Hospital Terra Quente, em Mirandela, o Grupo Triun, presidido por Paulo Gaspar que investe em imobiliária e agricultura e ainda a DoCasal Investimentos, sociedade controlada e gerida por Cristina Ferreira.
Há um “Mercadinho” de artesanato na Maia para ver até domingo