Os guardas prisionais convocaram uma vigília silenciosa para o dia 31 de janeiro, em frente ao Estabelecimento Prisional de Custóias, reivindicando melhores salários e condições de trabalho.
Os guardas prisionais do norte do país estão a organizar uma vigília silenciosa, agendada para o próximo dia 31 de janeiro, junto do Estabelecimento Prisional do Porto, localizado em Custóias. Segundo escreve o Jornal de Notícias, este protesto, que tem sido convocado através de grupos na rede social WhatsApp, visa reivindicar um aumento do salário base, ajustado à evolução do custo de vida, e uma igualdade de critérios no subsídio recentemente atribuído, comparativamente ao que é concedido à Polícia Judiciária.
Os organizadores desta vigília, conforme mensagem obtida pelo Jornal de Notícias, afirmam ser apartidários e independentes de órgãos sindicais.
A convocatória está a ser feita para guardas prisionais de várias instituições do norte, incluindo Paços de Ferreira, Santa Cruz do Bispo, Viana do Castelo, Bragança, Izeda, Braga, Guimarães, Chaves, Vila Real e Aveiro.