O Irão iniciou um ataque com dezenas de drones direcionados a Israel, numa ação que é vista como retaliação ao recente ataque ao seu consulado em Damasco, informa o “The Times of Israel”.
Numa escalada significativa das tensões no Médio Oriente, o Irão lançou um ataque com dezenas de drones em direção a Israel. Este movimento surge como resposta ao bombardeamento de um consulado iraniano em Damasco, ocorrido na semana passada. O ataque coloca a região em alerta máximo, com repercussões imediatas, como o encerramento do espaço aéreo jordano.
Segundo o jornal “The Times of Israel”, os drones foram lançados na madrugada e têm previsão de chegada a Israel após cerca de oito horas de voo. O incidente já levou vários países a reforçar os avisos contra viagens para a região, sublinhando o aumento do risco de confrontos.
Israel, por sua parte, afirmou estar preparado para enfrentar qualquer cenário. As autoridades israelitas já implementaram medidas defensivas, com o apoio expresso dos Estados Unidos, que reiteraram seu suporte frente às ameaças iranianas.
O incidente foi também abordado pela missão permanente do Irão nas Nações Unidas, que argumentou, através de uma publicação na rede social X, que a ação poderia ter sido evitada se o Conselho de Segurança das Nações Unidas tivesse condenado o ataque ao consulado iraniano e levado os responsáveis à justiça.
A Jordânia fechou o espaço o aéreo.