Os dois amigos juntaram-se para doar aos hospitais stock de material de proteção para observação de doentes nas urgências. A angariação acontece na plataforma digital GoFundMe.
João Maia, médico de Medicina Geral e Familiar, e João Mano, analista e programador de software, são dois amigos residentes na Maia que estão a pedir a ajuda de todos para comprar material de proteção para observação de doentes nas urgências. O objetivo é entregar artigos como máscaras cirúrgicas e fatos completos aos Hospitais do São João, Santo António e Pedro Hispano, no Porto.
“Nesta fase conturbada dos nossos tempos e sabendo do esforço dos nossos profissionais de saúde e das dificuldades que estão a ser sentidas no stock de material de proteção para observação de doentes nas urgências dos nossos hospitais, vimos por este meio pedir uma contribuição”- o apelo foi feito há dois dias e conta com donativos na ordem dos 1900€. Na descrição é possível compreender que os 3 hospitais acima citados serão o principal objetivo da campanha mas que, “dependendo dos donativos, poderemos conseguir ajudar mais hospitais”.
João Maia contou-nos que, para “dar um sinal claro de compromisso e transparência que facilite mais doações”, os amigos vão proceder em breve à compra e entrega de algum material com o valor que angariaram até agora. O processo será comprovado com as faturas de todas as transações e transferências.
O médico de Medicina Geral e Familiar explica que para encomendas diretas com o fornecedor são necessárias grandes quantidades na ordem dos 20 mil euros. Enquanto não se consegue atingir esse valor, a encomenda será adicionada a um lote de uma outra encomenda já feita. Os dois maiatos esperam proceder à primeira encomenda já na próxima semana mas mostram preocupação por encontrarem um “um mercado inflacionado com quebras de stock a nível mundial” devido à “procura intensa de todos os países”.
“O SNS necessita de ajuda urgente”, pode ler-se no apelo, e estes dois amigos esperam contar com o apoio da comunidade.
Leia toda a informação sobre a angariação de fundos diretamente no website da GoFundMe.