São seis as universidades portuguesas colocadas entre as mil melhores do mundo no Ranking de Xangai, publicado na passada segunda-feira, dia 15 de agosto.
A Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto surgem entre as 201.ª e 300.ª melhores do mundo, seguidas da Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, entre as 400 e 500 melhores, e a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra entre os 500.º e 600.º lugares.
A Universidade de Harvard, no Estado de Massachusetts, lidera o Ranking pelo 20º ano consecutivo, numa lista onde as universidades norte americanas permanecem no topo. O “Top10” de 2022 relativo às melhores instituições de ensino superior é composto por 8 universidades norte-americanas e duas britânicas. Já no “Top100”, 39 são dos Estados Unidos da América.
O Ranking de Xangai engloba seis critérios, incluindo o número de medalhas Nobel e Fields – o Nobel da Matemática – entre estudantes e professores de pós-graduação, o número de investigadores mais citados na sua especialidade e o número de publicações nas revistas “Science” and “Nature”.
No presente ano, mais de 2.500 instituições foram examinadas para estabelecer a classificação final das melhores instituições de ensino superior do Mundo.