Existe um urso pardo em estado selvagem a deambular por Portugal, confirmaram as autoridades portuguesas. Foi avistado no Parque Natural de Montesinho, em Bragança. A espécie era considerada extinta no país.
As suspeitas de que um urso pardo poderia estar em Portugal foram agora confirmadas: “A administração regional (de Castela e Leão) alertou para a presença deste urso às autoridades portuguesas, que finalmente confirmaram a sua descoberta”, sublinha em comunicado o governo regional de Castela e Leão, citado pela Lusa.
É a primeira vez, nos últimos dois séculos, que a presença de ursos pardos é avistada na região. O animal poderá pertencer à subpopulação ocidental da Cantábria, que tem cerca de 280 exemplares. A julgar pelos sinais detetados, poderá ser um adulto em dispersão, segundo o Serviço Territorial de Meio Ambiente de Zamora.
Os ursos pardos terão existido em todo o território nacional, mas o último registo de um animal desta espécie em Portugal, data de 1843 e terá sido abatido pela população no Gerês, de acordo com o livro “Urso Pardo em Portugal – Crónica de uma extinção”, de Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta.
O urso-pardo é a segunda maior espécie de carnívoro do mundo, a seguir ao urso-polar.