O heliporto do Hospital de S. João estará pronto no final deste ano, mas apenas começará a funcionar a partir de abril de 2023, segundo noticiou o Jornal de Notícias.
Apesar das obras estarem a decorrer dentro do tempo previsto e da empreitada ficar pronta ainda este ano, devido a licenciamentos, testes e vistorias, a infraestruturas só deverá começar a receber doentes no mês de abril.
Esta empreitada, que conta com um investimento de aproximadamente 1,7 milhões de euros, poderá começar a ser utilizada a partir de 2023 e tem o objetivo de ser uma ligação direta ao hospital através de uma “manga” que irá conduzir o doente ao serviço de urgência. O heliporto nascerá numa plataforma elevada, com cerca de seis metros de altura, na pista existente e desativada há 20 anos.
Emília Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia e Presidente do conselho consultivo do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), considerou, em fevereiro passado, o arranque da obra como “um dos momentos mais aguardados e desejados por toda a comunidade que trabalha, e é servida, pelo nosso Hospital”.
“Há muito que se reclamava, a Norte, um Heliporto associado a uma unidade hospitalar de grande dimensão. O impacto positivo que terá na capacidade de resposta a emergências é de enorme relevância, pelo que só podemos estar felizes com este início de obras”, sublinhou.