Uma publicação da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha no Facebook, que apontava a localização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, levou a um insulto de um conhecido historiador maiato ao presidente da Junta, Joaquim Azevedo.
Uma publicação na rede social Facebook, feita pela Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha, causou polémica ao afirmar que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro está localizado em Vila Nova da Telha. A publicação, que celebrava a chegada da atleta Filipa Martins do Acro Clube da Maia após a sua participação nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, gerou uma reação inesperada de um conhecido historiador maiato.
O historiador criticou a publicação, acusando a freguesia de Vila Nova da Telha de apropriar-se indevidamente do antigo Aeroporto de Pedras Rubras, que, segundo ele, está situado em Moreira. “Ó cretino, não é Vila Nova da Telha, é Moreira, ou isso passou-se no meio do taxiway?” escreveu o historiador na sua resposta.
A reação levou Joaquim Azevedo, presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha, a emitir um esclarecimento público, na mesma publicação. “Toda e qualquer publicação nas redes sociais da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha é da responsabilidade do Exmo. Sr. Presidente, Joaquim Azevedo. Como tal, deixo aqui o registo fotográfico dos limites de parte da Freguesia de Vila Nova da Telha. Se precisarem de esclarecimentos relativamente ao território em que se situa o Aeroporto e os Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, eu posso facultar. Não vou igualar o nível de alguns comentários, mas fica o esclarecimento”, declarou o presidente.
Certo é que há quem aponte que o aeroporto se localiza no Porto, em Matosinhos, ou na Maia, dependendo da opinião de quem se pronuncia. No entanto, o debate sobre a localização, ao nível das freguesias maiatas, é uma situação inusitada. Recorde-se que em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare com capacidade para 3 milhões de passageiros/ano e a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 numa queda de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
A publicação original e a reação subsequente foram amplamente partilhadas nas redes sociais, com residentes da Maia a defenderem o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha.
1 comentário
É notoriamente importante esta questão!!
Até porque o que fariam os habitantes de Moreira ou Vila Nova da Telha, com 13 e 6 mil habitantes respectivamente, sem um aeroporto internacional com capacidade para 15 milhoes por ano… claro que foi construido a pensar nestas duas freguesias e a servir as suas gente….
ahhhh povinho… se arranjassem o que fazer…. sempre a medir pilas…