O fenómeno conhecido como Superlua de Sangue ou de Flores acontece na noite desta quarta-feira, pelas 21h14.
Nesta noite desta quarta-feira, 26 de maio, a maior e mais brilhante Superlua do ano vai ver-se no céu.
Este fenómeno, que ocorre quando o satélite, em fase de lua cheia, fica junto do ponto mais próximo à Terra da sua órbita, acontece pela segunda vez este ano.
Conhecida como Superlua de Sangue, pela tonalidade avermelhada que ganha, ou como Superlua de Flores, por ocorrer na primavera, o fenómeno vai acontecer esta noite às 21h14 e exibirá um aspeto mais ampliado por estar próxima do horizonte.
Caso as condições meteorológicas não colaborem, poderá ver um pouco desta Superlua na noite de quinta-feira, 27 de maio.
“A distância média da Terra à Lua é de cerca de 400 mil quilómetros, hoje está sensivelmente a cerca de 356 mil quilómetros da Terra. O seu diâmetro estará 14% maior e o satélite 30% mais brilhante”, explica Pedro Machado, investigador do Instituto Astrofísico e Ciências do Espaço do Porto.
Além das estrelas e da Superlua que preenchem o céu desta noite, segundo o investigador “a lua vai estar sincronizada com o eclipse total”. No entanto, dado que começa às 9h46 e termina às 14h51 de Portugal, não será possível admirá-lo.
“Aconselho as pessoas a verem a lua o mais perto possível do seu nascer. O facto de estar maior e mais avermelhada nota-se mais quando a lua está no horizonte”, acrescenta ainda Pedro Machado.