O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição cristã que representa o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos do Oriente.
No dia 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela, os Reis Magos chegaram ao local onde estava o menino Jesus e ofereceram ouro, incenso e mirra. É assim a lenda dos Três Reis Magos. Também lhe contaram desta forma?
A tradição surgiu no século VIII e marca o dia da veneração aos Reis Magos, convertendo Belchior, Gaspar e Baltazar em santos. É também nesta data que se encerram os festejos natalícios, sendo tradição desmontar a árvore de Natal e retirar os enfeites natalícios.
Manda a tradição reunir a família para celebrar o fim dos festejos de Natal. A ementa tradicional é semelhante ao Natal e inclui-se bacalhau com as batatas cozidas, bolo-rei, pão-de-ló, rabanadas, entre outros. É também neste dia que, em muitas regiões, se cantam as “Janeiras”. Este cantar acontece desde o primeiro dia do ano até ao dia de Reis.
Em alguns países é neste dia que se abrem os presentes de Natal. Em Espanha, por exemplo, oferecem-se prendas às crianças que se portaram bem durante o ano e carvão aos menos bem comportados.
No geral, este é o dia que encerra as festividades de Natal. E você? Assinala o Dia de Reis?