Há quem diga (e brinque) que o Dia do Homem é o Dia de Todos os Santos mas, o que os homens podem não saber, é que existe realmente um dia no calendário para eles.
Apesar de não ter a relevância de outras comemorações e de não ser assinalado em todo o mundo, o Dia Internacional do Homem existe e é celebrado a 19 de novembro.
A génese deste dia não é clara mas o grande propulsionador deste dia parece ter sido mesmo Jerome Teelucksingh que, em 1999, apoiado pela Organização das Nações Unidas e por vários grupos de defesa dos direitos masculinos da Europa, América do Norte, África e Ásia, criou a data com o intuito de consciencializar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de género masculino.
Uma outra teoria indica que o Dia do Homem surgiu pela mão do ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, para relembrar os grandes homens da história.
Mas teorias à parte, e apesar de não haver grandes evidências, há algumas razões para este dia continuar a existir. Melhorar a saúde dos homens, a relação entre géneros, promoção da igualdade entre géneros e destaque papéis positivos de homens são alguns dos objetivos que se pretendem promover neste dia.
Esta data está também relacionada com o Novembro Azul, o mês dedicado à saúde masculina, com especial foco na prevenção do cancro da próstata.