O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, ontem, 8 de novembro, deteve em flagrante um homem de 56 anos por captura ilegal de aves, no concelho de Vila do Conde.
No âmbito de uma ação de fiscalização junto à orla marítima, no concelho de Vila do Conde, os militares da Guarda detetaram um homem na prática ilegal de captura de aves, com recurso a uma rede acionada manualmente, a um chamariz e a um autorrádio que emitia sons semelhantes à espécie de pintassilgos, Carduelis carduelis.
No seguimento da ação policial foi possível apreender uma rede, um autorrádio e uma gaiola. Foram ainda resgatados três pintassilgos, que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para observação e posterior libertação ao seu habitat natural.
O suspeito foi detido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
Em comunicado à redação, a Guarda Nacional Republicana “relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias”.
