Um homem de 68 anos foi detido esta quinta-feira, por capturar aves com recurso a meios proibidos. A operação foi conduzida pelo SEPNA da GNR, que resgatou três aves protegidas e apreendeu armadilhas ilegais.
O Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve esta quinta-feira um homem de 68 anos no concelho da Maia por caça ilegal com meios proibidos. Durante uma ação de patrulhamento numa zona residencial de Barca, na freguesia do Castêlo da Maia, os militares da GNR detetaram um engenho destinado à captura de aves protegidas.
No seguimento da investigação, o suspeito foi localizado e identificado como responsável pela instalação de armadilhas de gaiola, utilizadas para capturar espécies protegidas, o que constitui um crime de dano contra a natureza.
A operação culminou no resgate de três aves — dois pintassilgos (Carduelis carduelis) e um travesso — que foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para observação e posterior libertação no seu habitat natural. Além disso, a GNR apreendeu duas armadilhas de gaiola e uma gaiola utilizada na captura.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Maia. A GNR relembra que a captura de espécies não cinegéticas com meios ilegais pode ser punida com pena de prisão até seis meses ou multa até 100 dias.
A Guarda Nacional Republicana reforça a sua missão de proteção ambiental e animal, disponibilizando a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.