Crimes ocorreram em Vila Nova de Gaia e na Maia.
A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) identificou, localizou e deteve o último elemento de um grupo criminoso composto por cinco suspeitos, fortemente indiciados pela prática dos crimes de roubo e sequestro, ocorridos em Vila Nova de Gaia e na Maia.
Segundo a PJ, no dia 1 de fevereiro de 2022, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, os arguidos abordaram a vítima após esta ter abastecido uma máquina de tabaco num estabelecimento comercial. Sob ameaça com armas de fogo e agressões físicas, manietaram a vítima, taparam-lhe a cabeça com um capuz e introduziram-na na caixa de carga da carrinha em que se fazia transportar. Posteriormente, levaram a vítima para um local ermo, onde transferiram todos os volumes de tabaco, avaliados em milhares de euros, para outra viatura, fugindo em seguida.
Cerca de um ano depois, a 3 de março de 2023, na Zona Industrial da Maia, os arguidos intercetaram a viatura em que a vítima se deslocava, impedindo a sua marcha. Sob ameaça de armas de fogo, apossaram-se de uma avultada quantia em dinheiro.
Os restantes elementos do grupo já tinham sido detidos no dia 21 de maio de 2024, ficando sujeitos a medidas de coação de apresentações periódicas. No entanto, na altura em que foi desencadeada a operação policial, o agora detido encontrava-se em parte incerta.
O homem, de 34 anos, com antecedentes criminais por crimes contra a propriedade, foi presente à autoridade judiciária, tendo-lhe sido aplicada uma medida de coação não detentiva.