Um homem de 57 anos foi detido este domingo, 29 de dezembro, na Trofa, após desobedecer a uma ordem de paragem da GNR, tentar atropelar três militares e protagonizar uma perseguição que terminou com a sua captura em Guidões.
Um homem de 57 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) este domingo, dia 29 de dezembro, na Trofa, durante uma ação de fiscalização integrada na operação Natal e Ano Novo 2024/2025. Segundo a GNR, o suspeito desobedeceu a uma ordem de paragem dada na rotunda dos Bombeiros, no centro da cidade da Trofa, pelas 16h10, e colocou-se em fuga.
Durante a tentativa de fuga, o condutor tentou atropelar três militares e, já na rotunda de Guidões, tentou abalroar viaturas da GNR que o perseguiam. A operação envolveu seis viaturas da Guarda dos postos da Trofa, Maia e Vila do Conde.
A perseguição terminou na zona industrial de Guidões, junto ao grupo Jaime Dias, onde o suspeito abandonou o veículo, tentou fugir a pé por uma área de mato, mas foi rapidamente intercetado e detido pelos militares.
No decorrer da operação, um militar ficou ferido e foi transportado para o Hospital de Famalicão com escoriações. O veículo do suspeito foi apreendido, constatando-se que circulava com matrículas falsas e que o homem não possuía carta de condução.
Já de acordo com o Jornal do Ave, o detido é reincidente neste tipo de crime, tendo protagonizado uma fuga semelhante em Cantanhede em 2023.
Será presente ao Tribunal Judicial de Santo Tirso para aplicação das medidas de coação, tendo sido acusado de condução sem habilitação legal, condução perigosa, viciação de veículo e tentativa de atropelamento de militares.