O país prepara-se para a mudança do horário de verão para o horário de inverno. Na madrugada do próximo domingo, 29 de outubro, Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira ajustarão os seus relógios: às 02:00, os ponteiros regressam à 01:00. Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores, a alteração acontecerá à 01:00, sendo retrocedida para as 00:00.
Este ajuste anual, que acontece no último domingo de março e de outubro, é uma prática que Portugal segue há cerca de cem anos. Esta alteração está alinhada com uma diretiva comunitária de 2000, que estabelece as mudanças da hora em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Contudo, a prática tem sido alvo de debate na Europa. Em 2019, o Parlamento Europeu manifestou-se a favor da eliminação deste ajuste sazonal. Embora a discussão sobre o fim da alteração horária tenha sido retomada em 2021, até ao momento, não houve alterações concretas neste sentido. Países como Portugal defendem a manutenção desta mudança, alegando que a adoção permanente de apenas um dos horários não traria benefícios significativos.