O apelo é para que as pessoas continuem a dar sangue e que não tenham receio de uma possível infeção de COVID-19 quando o fazem.
“O Banco de Sangue necessita da sua dádiva de sangue” – É este o apelo do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) tendo em conta a quebra nas dádivas que tem registado nas últimas semanas.
Numa publicação, partilhadas nas redes socias, o CHUSJ explica que o Banco de Sangue se localiza fora do edifício central do hospital “o que lhe garante toda a segurança” para que possa “proceder à sua dádiva de sangue sem entrar no edificio principal, portanto sem correr qualquer risco de possível infeção pelo COVID-19“.
O Banco de Sangue explica que “nunca é demais relembrar que a dádiva de sangue é essencial para a atividade cirúrgica dos hospitais” e que, em “momentos críticos”, a dádiva de sangue assume uma importância ainda mais significativa.
Impedimentos para a dádiva de sangue
Neste momento, tendo em conta a conjuntura atual de risco de propagação de COVID-19, não dê sangue no caso de ter tido uma possível exposição ou contacto com caso um confirmado de COVID-19 e caso tenha viajado nos últimos 28 dias para países com transmissão local ativa confirmada de casos de COVID-19.
“A sua dádiva é preciosa” – conclui o comunicado.
Como chegar a Banco de Sangue
“Para aceder ao Banco de Sangue da forma mais segura, aceda ao perímetro do São João pela portaria localizada na Rua Dr. Roberto Frias de maneira a não ter nenhum contacto com o edifício principal da instituição. Mantém-se a possibilidade de estacionar no parque próprio para o efeito caso se desloque de automóvel”