O periódico espanhol “Diário de Sevilla” avançou na segunda-feira, dia 3 de abril, que o FC Porto integra um grupo de empresas europeias que foram burladas por um golpe informático.
O esquema para aceder às contas do clube azul e branco foi o “Man in the Middle“, que consiste na interceção de comunicações eletrónicas entre fornecedores e clientes, com o objetivo de aceder à documentação trocada, habitualmente faturas.
Depois de terem acesso aos dados, os criminosos fingem ser o fornecedor e pedem os pagamentos das respetivas faturas, fornecendo uma nova conta bancária.
Quando o dinheiro é aí depositado, é transferido para outras contas ou até mesmo levantado. Foi desta forma que os burlões desviaram mais de dois milhões de euros de várias empresas na Europa, com o FC Porto a ser apanhado pelo meio, perdendo 90 mil euros, avançou o mesmo jornal.
O “Diário de Sevilla’ avançou ainda que as entidades policiais espanholas detiveram sete pessoas numa operação denominada “Lucus”. Esta operação policial começou com a denúncia de uma cadeia de perfumarias que tinha sido burlada com este mesmo esquema, perdendo 200 mil euros.