Um incêndio, no centro da Maia, obrigou à evacuação de dezenas de moradores, incluindo crianças, na madrugada desta quarta-feira. A PSP está a investigar a origem, suspeitando-se de fogo posto.
Um prédio situado na Rua de Augusto Simões, a poucos metros da Câmara Municipal da Maia, foi evacuado durante a madrugada desta quarta-feira, dia 9 de abril, na sequência de um incêndio que começou nas caixas de correio do edifício. O alerta foi dado cerca das 3h00 da manhã e, segundo testemunhos, o fogo terá sido ateado de forma intencional, de acordo com as informações avançadas pelo Jornal de Notícias.
As escadas do edifício rapidamente ficaram inundadas de fumo, forçando dezenas de moradores — entre os quais crianças — a sair de casa em plena madrugada. “Vi tudo branco pelo óculo da porta e pensei que fosse um assalto. Mas senti cheiro a queimado, parecia plástico a arder. Molhei toalhas e coloquei-as na cabeça e boca da minha mulher e dos meus filhos e descemos,” relatou ao Jornal de Notícias um dos residentes, que vive no sétimo andar e preferiu manter o anonimato.
Segundo o mesmo morador, foi um vizinho quem apagou as chamas com um extintor, antes da chegada dos bombeiros. “As caixas de correio estavam a arder e os bombeiros demoraram algum tempo. Um vizinho foi à garagem buscar um extintor e conseguiu apagar o fogo. Depois ficámos todos na rua até cerca das 6 horas da manhã”, acrescentou.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia e a Polícia de Segurança Pública (PSP). Devido aos indícios de fogo posto, o caso passou para a alçada da Divisão de Investigação Criminal da PSP, que está agora a apurar as causas do incidente.