A ginasta do Acro Clube da Maia qualificou-se para as finais de All-Around e de Paralelas Assimétricas. Feito inédito para uma ginasta portuguesa.
O Campeonato do Mundo de Ginástica Artística ainda nem vai a meio e Filipa Martins já fez história.
A ginasta do Acro Clube da Maia conseguiu o apuramento para as finais de All-Around e de Paralelas Assimétricas e tornou-se na primeira portuguesa a disputar uma final por aparelhos no Campeonato do Mundo.
A ginasta do Acro Clube da Maia conseguiu um lugar na final de Paralelas Assimétricas com um oitavo lugar, após um exercício pontuado em 14.133 e no qual figurou o seu elemento técnico “MARTINS”.
No All-Around, Filipa Martins passa à final, para a qual se qualificavam as 24 melhores ginastas, no sexto lugar, o que lhe permite também um inédito lugar na rotação das melhores do mundo para a discussão das medalhas.
“Estou super contente com os resultados que consegui nas qualificações. Nas Paralelas foi mesmo em último lugar mas foi fantástico, porque foi a primeira vez que consegui, e no All-Around passei em sexto, o que foi muito bom”, disse Filipa Martins em declarações à Federação de Ginástica de Portugal.
Recorde-se que o Campeonato do Mundo de Ginástica Artística está a decorrer de 18 a 24 de outubro em Kyatkiushu, no Japão. A final de All-Around será disputada na próxima quinta-feira (21 de outubro) a partir das 10h00. A final de Paralelas Assimétricas acontece no sábado, 23 de outubro, a partir de 10h25.
“Este é um resultado histórico para a Ginástica Artística nacional. É a primeira vez que Portugal alcança uma Final por aparelhos e é a primeira vez que consegue colocar uma ginasta do Top 8 do Mundo nas Preliminares. São duas Finais incríveis para o nosso país: Final de Paralelas Assimétricas e Final All-around (24 melhores do Mundo)”, destaca Lourenço França, diretor-técnico do Acro Clube da Maia.