Compreenda a importância do sono para a saúde e as melhores formas de garantir o combate às insónias.
A insónia é um problema muito comum e que afeta pessoas de todo o mundo. Estatísticas recentes referem, no entanto, que desde o começo da pandemia, o sono tem sido afetado de uma forma mais intensa num maior número de pessoas.
Não foi apenas recentemente que a insónia surgiu como um problema comum, em Portugal e no mundo. Na verdade, esta situação, bem como outros distúrbios do sono, é algo frequente e que deriva, em grande parte, do ritmo de vida que o ser humano tem vindo a adotar ao longo dos séculos.
Ainda que o problema já se manifestasse em muitas pessoas, simplesmente pelo ritmo alucinante das metrópoles, da informação e da vida, a verdade é que as insónias se tornaram um problema mais recorrente desde que a Covid-19 se tornou uma questão global, exigindo a aplicação de medidas rígidas para a sua contenção e levantando emoções de medo e ansiedade nas populações.
O que está em causa, perante este agravamento da insónia, é justamente a saúde humana. Segundo estudos, uma pessoa deve dormir, em média, entre 6 a 8 horas diárias para que a sua saúde seja garantida e para que a vida quotidiana corra melhor.
Conheça a importância da rotina de sono e algumas estratégias para combater a insónia.
A importância de uma rotina de sono regular
Ainda que muitas pessoas não dêem o devido valor ao seu sono, a verdade é que dormir o suficiente é algo que pode ter um impacto incrível no quotidiano das pessoas.
Quando se combate a insónia e se consegue cumprir o ciclo circadiano, isto manifesta-se de formas diversas e permite que a experiência do quotidiano seja melhor.
Antes de mais, dormir bem e o suficiente é algo que melhora o bem-estar, fazendo com que o estado de espírito seja melhor.
Consequentemente, o organismo humano irá também ser regenerado de uma forma mais eficaz, havendo uma redução no stress e na ansiedade, com a melhoria dos níveis de cortisol no organismo; e também uma melhoria de outros sistemas, incluindo o cardiovascular.
Manter ou reduzir o peso corporal é também algo que noites de sono mais tranquilas podem ajudar a conquistar. Na verdade, a insónia está fortemente associada à obesidade e aos problemas de saúde que dela decorrem.
A longo prazo, boas noites de sono irão também ajudar no combate às doenças degenerativas e contribuir para a preservação da memória e de um aspeto mais jovem e saudável.
Combater a insónia: algumas estratégias
Existem várias formas de combater a insónia e procurá-las é, como se vê, muito importante para garantir a sua saúde.
Para começar, pode tentar alterar a sua rotina alimentar de duas formas: escolhendo os alimentos que promovem um sono melhor (como peixe, amêndoas, leite ou mel) ou suplementos e infusões que ajudem a combater a insónia (óleo de CBD, chá de valeriana ou chá de camomila).
Além disso, a introdução de atividades como o Yoga ou a Meditação podem também ser úteis para aliviar o stress e promover boas horas de sono.