A ronda dos 16-avos-de- final da Taça AF Porto fez-se de um grande espetáculo dentro de campo. O Inter de Milheirós, equipa que atualmente disputa a Divisão de Honra, conseguiu, numa deslocação difícil ao terreno do Perosinho (Série 2 de Manutenção, Elite), eliminar a equipa da casa, ainda dentro do tempo regulamentar, por 2-3.
Castêlo da Maia elimina SC Freamunde.
Da mesma série da Divisão de Honra, a formação do Castêlo da Maia recebeu e venceu a equipa do Freamunde, conjunto que atualmente está a disputar a subida de divisão para o Campeonato de Portugal. Contudo, o jogo terminou 2-2 durante o tempo regulamentar e a decisão ficou para a marca dos 11 metros, onde a equipa de Milheirós saiu por cima com uma vitória por 4-2 no desempate por grandes penalidades.
No que toca às outras surpresas, a formação do S. Lourenço do Douro, emblema sensação de 2021/22 e que já tem a subida à Divisão de Elite garantida, recebeu o Vila, e venceu nas grandes penalidades (4-2), depois de não conseguirem desfazer o nulo durante o tempo regulamentar.
Os restantes encontros dos 16-avos-de-final da Taça AF Porto:
CD Candal-Aliados Lordelo 1-0
Perosinho-Inter Milheirós 2-3
Leça do Balio-Lixa 0-1
Lousada-FC Pedras Rubras 3-2
Nesta fase da Taça AF Porto, a única partida que não se realizou foi o Nogueirense-Sousense, encontro que foi adiado para o dia 23 de março.