Portugal continental prepara-se para uma semana de calor intenso, com temperaturas a atingir os 30 graus em algumas regiões.
A partir desta terça-feira, dia 9 de abril, Portugal continental vai experienciar uma subida gradual das temperaturas, antecipando-se um aumento entre 2 a 4 graus, sobretudo nas regiões do interior. Este fenómeno culminará numa onda de calor a partir de quinta-feira, com temperaturas bastante acima do habitual para esta altura do ano, variando entre os 25 e os 30 graus em vários pontos do país.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a massa de ar frio que tem caracterizado o clima nacional nas últimas semanas dará lugar a uma massa de ar quente e tropical. “Esta transição deve-se a uma corrente de leste que facilitará o influxo de ar tropical, impactando significativamente as temperaturas em todo o Portugal continental, à exceção do Algarve”, explicou a meteorologista Maria João Frada em declarações à Lusa.
Já na quinta-feira, espera-se que as máximas cheguem aos 27 graus em cidades como Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Maia e Matosinhos, enquanto na Trofa, Santo Tirso e Gondomar os termómetros poderão escalar até aos 28 graus.
“A situação de tempo quente acima da média prolongar-se-á pelo menos até domingo”, afirma Frada, destacando que, em certas áreas do Vale do Tejo, Vale do Douro e Alto Alentejo, as temperaturas poderão mesmo atingir os 30 graus.
Esta fase de calor intenso não é típica para a época, e espera-se que defina uma onda de calor nas estações do IPMA a partir de quinta-feira. Exceção feita ao Algarve, todas as outras regiões do continente deverão preparar-se para temperaturas elevadas.