“O Mundo inteiro num país” é o mote para a Expo 2020, o maior evento mundial desde a pandemia.
Os Emirados Árabes Unidos inauguraram nesta quinta-feira, 30 de setembro, no Dubai, a Expo 2020, a primeira exposição universal realizada no Médio Oriente e o maior evento de dimensão mundial desde o início da pandemia de covid-19, que atrasou o evento para este ano.
O jovem príncipe-herdeiro de Dubai, xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum, inaugurou oficialmente o evento, que tem um orçamento estimado a rondar os sete mil milhões de dólares (cerca de seis mil milhões de euros).
“O mundo inteiro reúne-se nos Emirados Árabes Unidos enquanto inauguramos juntos a Expo 2020 de Dubai, com a bênção de Alá”, disse o xeque Hamdan, antes do início do espetáculo.
Projeções e efeitos de luz iluminaram a praça Al Wasl, um recinto futurista com a inevitável abóbada, símbolo da arquitetura islâmica. Também houve concertos, entre eles o cantora britânica Ellie Goulding. O italiano Andrea Bocelli encerrou o espetáculo.
Adiada para 2021 por causa da crise sanitária, a exposição está aberta ao público desde 1 de outubro, instalada no meio do deserto dos arredores do Dubai.
A exposição revelará maravilhas arquitetónicas e inovações tecnológicas dos 191 países representados com os seus respetivos pavilhões.
Portugal está presente com 40 empresas portuguesas
O Pavilhão de Portugal tem cerca de 1.800 metros quadrados distribuídos por dois pisos.
A cortiça, a calçada portuguesa e o azulejo pintado são alguns dos elementos presentes que foram pensados para refletir as características da cultura portuguesa.
“A Casa de Portugal está pronta para a próxima fase: acolher todos os visitantes de todas as partes do mundo, mostrando Portugal como um país moderno, tolerante e inovador. Queremos que os nossos visitantes conheçam e apreciem a marca Portugal e que ajudem a multiplicar este conceito de um mundo num país. O impacto da participação portuguesa será amplamente concretizado quando cada um de nós representar e imprimir a marca Portugal”, salienta o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, na cerimónia oficial de entrega da obra do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai.