Após reunião com Luís Montenegro, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou oficialmente a composição do novo Governo, destacando-se nomes como Paulo Rangel e Joaquim Miranda Sarmento nas pastas de Negócios Estrangeiros e Finanças, respetivamente.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgou esta quinta-feira, dia 28 de março, a lista de ministros que formarão o Governo sob a liderança de Luís Montenegro. A revelação foi feita no site oficial da Presidência da República, logo após o término do encontro entre o Presidente e o novo Primeiro-Ministro.
O executivo de Montenegro é composto por uma mistura de veteranos políticos e novas caras, refletindo um esforço para abranger uma vasta gama de competências e experiências. Destacam-se Paulo Rangel, como Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, e Joaquim Miranda Sarmento, que assumirá a pasta do Estado e das Finanças, indicando uma clara aposta nas relações internacionais e na estabilidade económica.
António Leitão Amaro é nomeado Ministro da Presidência, e Manuel Castro Almeida tomará posse como Ministro Adjunto e de Coesão Territorial. A lista inclui ainda Pedro Duarte como Ministro dos Assuntos Parlamentares, Nuno Melo na Defesa Nacional e Rita Judice, que liderará a pasta da Justiça.
No que toca à Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre é o escolhido para dirigir o ministério, enquanto Ana Paula Martins assume a responsabilidade pela Saúde. A economia será liderada por Pedro Reis, e Margarida Blasco assume a Administração Interna, com Miguel Pinto Luz a tomar as rédeas das Infraestruturas e Habitação.
O novo Governo contará ainda com Maria do Rosário Palma Ramalho no Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria da Graça Carvalho no Ambiente e Energia, Margarida Balseiro Lopes na Juventude e Modernização, José Manuel Fernandes na Agricultura e Pesca e Dalila Rodrigues na Cultura.