Joe Biden anunciou que desistirá da corrida presidencial de 2024, uma decisão surpreendente após semanas de pressão para que o presidente democrata de 81 anos abandone a reeleição.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou este domingo, dia 21 de julho, que desistirá da corrida presidencial de 2024, uma decisão que surpreendeu muitos após semanas de pressão para que o democrata de 81 anos abandonasse a candidatura contra o ex-Presidente Donald Trump.
“Tem sido a maior honra da minha vida servir como vosso Presidente,” escreveu Biden numa publicação na rede social X. “E, embora tivesse a intenção de me recandidatar, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que me retire e me concentre exclusivamente em cumprir as minhas funções como Presidente pelo restante do meu mandato,” acrescentou.
Numa segunda declaração, minutos após a primeira, Biden deu o seu apoio à candidatura da atual Vice-Presidente Kamala Harris: “A minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha Vice-Presidente. E tem sido a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a nomeada do nosso partido este ano”.
My fellow Democrats, I have decided not to accept the nomination and to focus all my energies on my duties as President for the remainder of my term. My very first decision as the party nominee in 2020 was to pick Kamala Harris as my Vice President. And it’s been the best… pic.twitter.com/x8DnvuImJV
— Joe Biden (@JoeBiden) July 21, 2024
Biden comunicou que vai falar à Nação mais detalhadamente sobre a sua decisão no final desta semana. O anúncio de Biden surge num momento em que um número crescente de democratas pediu que ele se afastasse para permitir que o partido selecione um novo candidato no próximo mês para enfrentar o republicano Donald Trump.
A perda de apoio dentro do próprio partido e entre os aliados começou após uma performance desastrosa de Biden no debate contra Trump no final de junho. Apesar de ter apenas três anos a mais que Trump, Biden parecia significativamente mais debilitado no palco do debate. O atual presidente demonstrou uma postura rígida e um olhar frequentemente vazio, além de respostas roucas, pouco claras e ineficazes.
Tanto na substância quanto na aparência, Biden contrastou fortemente com Trump, que parecia e soava o mesmo que nos últimos anos. O debate desencadeou uma crise entre os democratas, com muitos questionando se Biden conseguiria fazer uma campanha eficaz contra Trump. Donadores e apoiadores de alto perfil do Partido Democrata instaram abertamente Biden a desistir, com alguns a prometerem reter contribuições de campanha enquanto ele não o fizesse.
Biden, já o presidente mais velho a servir na Casa Branca, teria 86 anos ao final de um segundo mandato. Durante a sua campanha de 2020, surgiram questões sobre sua aptidão física e mental, preocupações que aumentaram no ciclo de 2024. No entanto, a campanha e os assessores da Casa Branca de Biden minimizaram agressivamente essas preocupações, e a relativa falta de conferências de imprensa e entrevistas do presidente pode ter protegido-o do escrutínio sobre sua acuidade mental.