A transferência da bandeira dos Jogos de Braga para a Maia decorreu esta sexta-feira.
O concelho da Maia vai ser o palco dos Jogos do Eixo Atlântico em 2022, uma iniciativa desportiva que junta milhares de jovens de todas as cidades portuguesas e espanholas que integram o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Na sua última edição, em 2019, os Jogos do Eixo Atlântico tiveram lugar em Braga.
De forma a oficializar a sede dos Jogos do Eixo Atlântico de 2022 foi, esta sexta-feira, 3 de setembro, realizada a cerimónia de transferência da bandeira dos Jogos de Braga para a Maia. A data contou com a presença de vários autarcas e responsáveis pelas associações de desporto em Portugal.
Ainda antes da passagem da bandeira dos Jogos, Ricardo Rio, presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e também da Câmara Municipal de Braga, lembrou que o “desporto serve para unir dos povos e para fortalecer relações”. O autarca explicou que em 2019 foi batido o “recorde de participação nos Jogos” e sublinho que, em 2022, “os jogos serão ainda mais apetecíveis”. “Depois da pandemia, esta será uma oportunidade para o reencontro”, concluiu.
Depois da entrega da bandeira ao Presidente da Câmara Municipal da Maia, a cerimónia teve ainda momentos musicais, protagonizados pelo trio de cordas Lusitanae Ensemble, e a entrega de camisolas alusivas aos Jogos a todos os responsáveis de associações desportivas presentes no evento.
“Agradeço a confiança que o Eixo Atlântico deposita em nós”
Já com o testemunho passado entre concelhos, Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, afirmou que o “desporto é o movimento social mais marcante e mais universal dos tempos modernos”.
O autarca lembrou a Maia enquanto Cidade Europeia do Desporto, em 2014, e sublinhou que “o desporto é, há mais de três décadas, uma claríssima aposta do Município”.
Silva Tiago garantiu que “é uma honra receber esta bandeira” e disse ainda que, esta 14ª edição vai decorrer no “verão de 2022” e será “integrada nas festas do concelho”. “A Maia acolherá em festa, celebrando a amizade e a cooperação”, acrescentou.
“Agradeço a confiança que o Eixo Atlântico deposita em nós”, terminou.
Esperam-se cerca dois mil participantes
Para os Jogos do Eixo Atlântico de 2022, naquela que é a sua 14ª edição, esperam-se cerca dois mil participantes das 37 cidades e duas províncias a participar nos jogos em todas as modalidades, incluindo as pessoas com deficiência que terão modalidades diferentes mas dentro dos mesmos Jogos.
Recorde aqui a entrevista a Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, para compreender o papel e o contributo da Maia na Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.