José Guilherme Barria Santos garante lugar no topo da tabela após uma excelente actuação na 5ª jornada do Maia Chess Open. O jogador português encontra-se agora numa posição privilegiada para alcançar uma norma de mestre internacional.
No maior torneio internacional de xadrez de Portugal, o Maia Chess Open, José Guilherme Barria Santos demonstrou, uma vez mais, a sua habilidade no tabuleiro. Segundo um comunicado de imprensa, o jogador mantém-se no restrito grupo de líderes, ao lado do grande mestre lituano Titas Stremavicius, com quem se defrontará na próxima ronda.
André Sousa, o outro português na corrida, mas que procura uma norma de grande mestre, alcançou um empate na primeira mesa contra o grande mestre americano Awonder Liang, o número 1 do torneio e um dos top 100 mundiais. Este resultado deixa Sousa com 2445 pontos Elo, numa posição ainda favorável para os desafios que se seguem.
Por outro lado, Gustavo Ribeiro teve uma jornada menos favorável, perdendo para o veterano grande mestre argentino Daniel Campora. Com esta derrota, Ribeiro mantém-se com 3 pontos, mas agora em 5 possíveis.
O Maia Chess Open, que decorre de 25 de Agosto a 2 de Setembro no Tecmaia, na Maia, conta com a participação de 312 jogadores de 37 países, mais de metade dos quais são estrangeiros.
A 6ª ronda está agendada para quarta-feira, 30 de Agosto, às 10 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo ou através da Internet, tanto nas principais plataformas internacionais de xadrez como nos canais dos streamers que fazem a cobertura do evento em tempo real.