UTAD concedeu o título de Doutoramento Honoris Causa a José Silva Peneda, economista e ex-ministro, numa cerimónia que reuniu diversas personalidades da vida pública na Aula Magna da instituição.
A distinção de Doutoramento Honoris Causa foi entregue a José Silva Peneda pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) numa cerimónia realizada nesta sexta-feira, 22 de março, reconhecendo o seu contributo tanto na vida pública quanto pelo período em que presidiu ao Conselho Geral da academia, entre 2013 e 2021.
O evento, que teve lugar na Aula Magna da UTAD, contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo o General António Ramalho Eanes e o Professor Luís Valente de Oliveira, que se destacam na sociedade portuguesa. “É uma honra ser apadrinhado por duas figuras incontornáveis na nossa sociedade e saber que contarei com a presença deles, do reitor Emídio Gomes e de muitos amigos neste dia especial”, expressou Silva Peneda aos canais da universidade.
Durante a sua gestão à frente do Conselho Geral da UTAD, Silva Peneda deixou uma marca significativa, fomentando um ambiente de abertura e consenso que permitiu à universidade consolidar-se e projetar-se além das suas fronteiras. Com o epíteto de “Escola de Campeões”, destacou o sucesso internacional de ex-alunos da UTAD na produção vinícola, uma área que antes não tinha o devido reconhecimento académico em Portugal.
O padrinho do homenageado, Luís Valente de Oliveira, e o elogio de António Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República Portuguesa eleito democraticamente, enalteceram o percurso profissional de Silva Peneda. O homenageado, por sua vez, mostrou-se grato pela honra, refletindo sobre a importância deste reconhecimento pela sua carreira e contribuição à academia.