O Engenheiro Sócrates foi primeiro-ministro de Portugal entre 2005 e 2011.
José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, ex-primeiro ministro de Portugal, completa hoje 64 voltas ao sol. Nasceu no Porto a 6 de setembro de 1957.
Engenheiro técnico de profissão, José Sócrates foi secretário-geral do Partido Socialista, de setembro de 2004 a julho de 2011 e Primeiro-ministro de Portugal de março de 2005 a junho de 2011.
Nos anos em que manteve atividade política, foi ainda Deputado à Assembleia da República, Membro da Assembleia Municipal da Covilhã, Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente, Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território.
José Sócrates fica na história contemporânea do país por ter sido detido, em novembro de 2014, e indiciado por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências, no âmbito da Operação Marquês.
Quase sete anos depois, em abril de 2021, o juiz Ivo Rosa anunciou que Sócrates será julgado por suspeita de três crimes de branqueamento de capitais e outros três de falsificação de documentos, ficando livre das acusações de corrupção.
1 comentário
Realmente, estamos a falar da pessoa que mais endividou o país em beneficio próprio ( mais de mil milhões de euros ) mas não se esqueçam que temos obras em tudo o que bairro social e arruamentos na Maia. Tantos anos para iniciar as obras à pressa. Modus operandi é igual, está no sangue do atrasado do tuga