Hoje, 1 de junho de 2023, assinala-se o vigésimo primeiro aniversário da morte de José Vieira de Carvalho, figura icónica da política autárquica e antigo presidente da Câmara Municipal da Maia. José Vieira de Carvalho, nascido em Moreira em abril de 1938, faleceu em 2002, aos 64 anos, deixando um legado marcante na região e na vida política nacional.
Durante as três décadas em que esteve à frente da autarquia da Maia, Vieira de Carvalho protagonizou uma transformação significativa do município, contribuindo para a evolução de um concelho predominantemente rural para uma das mais importantes zonas industriais do país.
Licenciado em Histórico-Filosóficas pela Universidade Clássica de Lisboa, Vieira de Carvalho exerceu também durante vários anos a docência na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua entrada na vida política deu-se em 1970, quando foi nomeado presidente da Câmara da Maia, cargo que exerceu até 1974 e para o qual foi depois eleito em 1979, nas primeiras eleições autárquicas realizadas após o 25 de Abril. Foi sucessivamente reeleito, quer como candidato do CDS, do PSD ou de ambos os partidos em coligação1.
Vieira de Carvalho teve também uma importante presença na política nacional. Entre 1973 e 1974, foi deputado à então Assembleia Nacional, tendo sido detido em 1975 na sequência do golpe de estado de 11 de Março, e libertado após o 25 de Novembro do mesmo ano. Foi ainda deputado da Assembleia da República entre 1979 e 19951. De 1998 a janeiro de 2002, presidiu à Junta Metropolitana do Porto, ao Conselho da Região do Norte e ao Conselho de Administração da Empresa do Metro do Porto1.
No desporto, foi ainda presidente do Futebol Clube da Maia, da Associação de Futebol do Porto e da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol1.
A memória de José Vieira de Carvalho permanece viva na Maia. No primeiro aniversário do seu falecimento, em 2003, foi inaugurada uma escultura em bronze à escala humana, da autoria do escultor Pedro Cabrita Reis, e descerrada a placa toponímica da Praça José Vieira de Carvalho, perpetuando assim o autarca e o seu legado.
A comunidade maiata ainda hoje recorda, com carinho e gratidão, a dedicação e o trabalho de Vieira de Carvalho ao concelho, sublinhando a importância da sua figura para o desenvolvimento da Maia e para a política autárquica nacional.