Caso ocorreu em Albufeira. Esta foi a primeira vez que o equipamento foi usado com sucesso por um civil.
Um jovem de 21 anos foi salvo, no último sábado, 14 de agosto, com o auxílio de um desfibrilhador instalado na via pública, em Albufeira.
O jovem, natural de Odivelas, encontrava-se numa piscina particular em Santa Eulália, em Albufeira, quando sofreu uma paragem respiratória. Foram-lhe aplicadas manobras de reanimação e as pessoas com quem ele se encontrava acabaram por recolher e usar o desfibilhador, que estava disponível na rua. Por fim, foi acionado o 112.
Esta foi a primeira vez que um desfibrilhador automático externo (DAE) foi usado com sucesso por civis na cidade. Os serviços de Saúde acreditam que foi um passo importante para desenvolver a confiança das pessoas quanto ao uso dos desfibrilhadores.
O município de Albufeira possui, desde 2018, 23 desfibrilhadores nas ruas e nove móveis, instalados em viaturas dos Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e GNR. Os equipamentos estão em cabines preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a algumas estruturas municipais e em locais com grande afluência de pessoas.
1 comentário
Exemplo para a C.M.Maia adotar.