A prova inaugural do Campeonato da Europa de Karting FIA – OK & OK-Junior, que engloba jovens pilotos dos 11 aos 15 anos, decorreu este fim de semana, dias 9 e 10 de abril, em Portimão. O evento ficou marcado pela vitória de Artem Severiukhin, piloto russo que corre com a bandeira italiana que, ao celebrar a vitória, festejou-a fazendo a saudação nazi.
Momentos depois de triunfar no Kartódromo Internacional do Algarve, Severiukhin subiu ao pódio e enquanto ouvia o hino italiano, mais conhecido por “Il Canto degli Italiani”, fez a saudação nazi seguida de uma gargalhada.
Depois deste acontecimento, a página oficial da Campeonato Europeu de Karting da FIA retirou o vídeo das redes sociais. Apesar de esta atitude ter ganho uma dimensão ainda maior numa altura em que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Federação Internacional de Automobilismo ainda não se pronunciou sobre o caso.
Em comunicado, a Federação Internacional de Automóveis (FIA) “confirma que lançou uma investigação imediata sobre a conduta inaceitável de Artem Severiukhin que ocorreu durante a cerimônia do pódio para a categoria OK na primeira rodada da competição. Campeonato da Europa de Kart da FIA 2022 no Kartódromo Internacional do Algarve em Portugal. A FIA comunicará em breve sobre os próximos passos que serão dados neste caso”.
De recordar que Nikita Mazepin, piloto russo de Fórmula 1 da equipa norte-americana Haas, acabou por ser demitido antes do arranque da temporada de 2022. Para além disso, a Fórmula 1 cancelou também o Grande Prémio da Rússia marcado para o mês de setembro, depois de o país ter invadido a Ucrânia.