É a primeira medalha para Portugal nesta edição dos Jogos Olímpicos.
Jorge Fonseca garantiu a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao conquistar o bronze na categoria de -100 quilos do torneio de judo.
No tatami do Nippon Budokan, em Tóquio, Jorge Fonseca entrou ao ataque e tentou, cedo, duas projeções, sem sucesso. Porém, por volta do meio do combate, levou um castigo que o deixou em desvantagem. Ainda assim, continuou a atacar e a procurar a projeção do adversário, que conseguiu a 30 segundos do fim, com um Wazari, ficando na frente. O judoca português levou, depois, novo castigo, mas segurou a vantagem até ao fim e ganhou o bronze.
«Trabalhei para o ouro, consegui o bronze. Não correu como queria, agora é trabalhar para conquistar o ouro em Paris. Trabalho para o ouro, não para o bronze, vou continuar a trabalhar porque quero ser o melhor do desporto nacional», disse à RTP após o combate.
Antes deste triunfo, Jorge Fonseca tinha sido derrotado pelo coreano Gu-Ham Cho nas meias-finais. O dia tinha começado com um triunfo sobre o atual campeão da Europa, o belga Toma Nikiforov, em apenas 17 segundos.
Trata-se da terceira medalha olímpica para o judo nacional depois dos bronzes conquistados por Nuno Delgado e Telma Monteiro nos Jogos de Sidney, em 2000, e Telma Monteiro no Rio de Janeiro, em 2016.
It’s #bronze for Jorge Fonseca of #POR in the men’s -100 kg category #judo – the first medal for Portugal in Tokyo 2020!#StrongerTogether | #Tokyo2020 | @Judo pic.twitter.com/ehBmljTtIg
— Olympics (@Olympics) July 29, 2021