Com o fim do estado de emergência a Junta de Freguesia reabriu os cemitérios da Cidade da Maia.
A freguesia da Cidade foi a primeira a encerrar os cemitérios e agora “de acordo com o levantamento gradual de suspensões e interdições decretadas durante o estado de emergência”, reabre estes espaços com “restrições e medidas de protecção”.
A Presidente da Junta de Freguesia Cidade da Maia determinou reabrir os cemitérios da Freguesia “com a responsabilidade de continuar a contribuir para conter a transmissão do vírus, como forma de controlar a situação epidemiológica no país e atendendo à declaração do estado de calamidade pública”, pode ler-se na informação prestada ao público.
Os cemitérios passam a estar abertos de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 12h, apenas por um portão e o acesso será condicionado e controlado por funcionários. O número máximo de entradas será de acordo com a permanência em cada secção sendo que só será possível a presença de uma pessoa, de cada vez, por sepultura.
Só poderão entrar pessoas equipadas com máscara e luvas, não estando disponíveis baldes nem vassouras, e as pessoas têm que manter uma distância de segurança de pelo menos 2m.
Não será permitido lavar campas, jazigos ou capelas, ficando esta tarefa a cargo dos funcionários. Os arranjos devem ser previamente feitos, não sendo permitido fazer arranjos dentro do cemitério;
As casas de banho estão encerradas ao público e a permanência dentro do cemitério deve ser curta (cerca de 15m) de forma a evitar filas de espera.
A Junta de Fregusia da Cidade da Maia garante ainda que “esta decisão é avaliada diariamente e pode ser revista a qualquer momento, atendendo não só ao incumprimento das restrições e medidas de protecção acima indicadas, mas também à situação epidemiológica na Maia e no país”.