Depois de Castêlo da Maia e Nogueira e Silva Escura, Moreira da Maia também já reabriu os cemitérios da freguesia.
A reabertura do cemitério de Moreira da Maia aconteceu neste dia 29 de abril mas de uma forma condicionada. Estará aberto das 08:30h às 19:00h e haverá controlo das entradas limitando o espaço a 15 pessoas na “parte nova” e outras 15 pessoas na “parte velha”, com o devido “distanciamento social”.
Num papel colocado nas portas do cemitério e partilhado também nas redes sociais, a Junta informa que é obrigatório o uso de máscaras e luvas e que não serão disponibilizados baldes nem vassouras. Desaconselham-se ainda as limpezas com água e “agradece-se que os enfeitamentos venham preparados de casa”. Leia esta informação completa na fotografia abaixo.
O NOTÍCIAS MAIA falou com o funcionário responsável pelas entradas no cemitério nesta quinta-feira e, questionado sobre o cumprimento das regras, o mesmo afirmou que “as pessoas estão a cumprir todas as normas” e que, para já, não “houve problemas”.
No Facebook da Junta de Freguesia de Moreira da Maia, na publicação onde é anunciada a reabertura do cemitério, pode ler-se o seguinte: “Durante estas semanas tivemos o cuidado de tratar os nossos entes queridos com carinho e respeito. Fomos retirando todas as flores secas, colocamos luzes e hoje na abertura pretendemos surpreender com um miminho pela vossa compreensão. Colocamos mais de 1200 flores em todas as sepulturas e capelas”.
O NOTÍCIAS MAIA tentou contactar a Junta de Freguesia e o seu Presidente, não obtendo nenhuma resposta.
Recorde-se que os Presidentes das Juntas de Freguesia receberam, no passado dia 21 de abril, indicações do município que dão luz verde à reabertura destes espaços, deixando as restrições ao critério de cada uma das Juntas. Castêlo da Maia e Nogueira e Silva Escura reabriram os cemitérios no passado dia 27.
Covid-19. Câmara da Maia dá indicações para a reabertura dos cemitérios