O Laboratório Aberto de Biologia e Saúde (LABS Maia), instalado no Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, comemorou esta sexta-feira, dia 19 de novembro, três anos de funcionamento. Para assinalar a data, promoveu um evento nas suas instalações direcionado para crianças.
O programa incluiu a dinamização de atividades científicas e lúdicas ligadas à investigação em laboratório, destinadas à turma de 3º ano da Escola Monte Calvário integrada no Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, onde “os alunos tiveram a oportunidade de viver uma experiência em laboratório real e estrear o jogo em grande escala de literacia científica”.
O projeto, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) – que por sua vez integra o consórcio científico i3S, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Bial –, tem como principais beneficiários os alunos das escolas da Maia, originando um fluxo de conhecimento prático e promotor da saúde, explica em comunicado a Câmara Municipal da Maia.
O LABS Maia promove uma aproximação entre os mundos da investigação e do ensino, como esclarece a autarquia: “permite que os alunos do concelho participem em atividades ligadas à investigação em laboratório, possibilitando o contacto com problemas científicos reais onde estes podem aplicar técnicas utilizadas no laboratório de investigação, promovendo deste modo uma aproximação entre os mundos da investigação e do ensino”.
Este é um projeto complementar a toda a rede escolar que incentiva “os alunos a refletir sobre a importância de adotar hábitos saudáveis”.
O Laboratório está aberto a toda a comunidade escolar e todas as escolas podem-se inscrever para visitar a instalação mediante marcação prévia através do e-mail [email protected].
É ainda disponibilizado um Mini Bus para as escolas da rede pública e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Maia se deslocarem ao LABS Maia.