A iniciativa “Maia a Crescer com a Ciência – LABS.Maia”, um projeto no campo da educação científica, comemorou cinco anos.
Desde o seu início, o LABS.Maia transformou a forma como a ciência é ensinada nas escolas da Maia, permitindo a 25 mil alunos de instituições educativas públicas e privadas do concelho experimentar a ciência de forma prática. O projeto, que teve o seu arranque com a inauguração do laboratório de biologia e saúde na Quinta da Gruta, no Castêlo da Maia, proporciona aos estudantes a oportunidade de sair da sala de aula e mergulhar num ambiente laboratorial real.
Através do autocarro do projeto, os alunos são transportados das suas escolas até ao laboratório, onde são guiados por investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), evidenciando a parceria produtiva entre a autarquia, o I3S e a Bial, esta última responsável por equipar o laboratório e fornecer os kits laboratoriais às escolas.
A entrega dos kits de material laboratorial marca um novo capítulo no “Maia a Crescer com a Ciência”, ampliando as possibilidades de experimentação nas disciplinas de físico-química e ciências naturais. Este reforço material visa não apenas melhorar a qualidade do ensino experimental, mas também despertar e nutrir o interesse dos jovens pela ciência.
Com um orçamento anual de 150 mil euros, suportado conjuntamente pelo Município da Maia, pelo I3S e pela Bial, o projeto evidencia um investimento significativo no futuro científico e académico dos jovens maiatos. O compromisso das entidades envolvidas reflete uma visão partilhada de educação, onde o aprender fazendo é a chave para inspirar as próximas gerações de cientistas e investigadores.