Está a ser montado um Hospital de Campanha dentro das instalações.
O Lar do Comércio, em Matosinhos, tem já a lamentar 17 mortes de utentes por Covid-19. Dos quase 200 idosos, 89 testaram positivo para o novo coronavírus. Alguns destes idosos encontram-se hospitalizados mas a maioria está a recuperar no lar.
Segundo reportagem transmitida na RTP, o espaço da creche na instituição está a ser transformado num Hospital de Campanha. Os trabalhos estão a decorrer ainda nesta sexta-feira, dia 8 de maio, e depois de desinfetado e organizado, o espaço estará pronto “para poder receber os utentes o mais depressa possível”. O Lar do Comércio ponderou a hipótese de retirar todos os utentes do edifício para poder desinfetar as instalações mas acabou por abandonar essa ideia visto que era possível garantir esse trabalho ala por ala sem ter de mover os utentes.
À RTP, o Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos, João Pedro Rodrigues, afirmou que a solução de criar este Hospital de Campanha “faz todo o sentido” e que o “atraso de algumas semanas” “está a ter “o custo que sabemos“. Não é concebível uma instituição com tantos anos não esteja à altura dessa responsabilidade“, acrescentou.
A instituição garante que os cuidados de saúde estão a ser garantidos por dezenas de funcionários.
Depois do processo de desinfeção, quer do hospital de campanha, quer do resto do espaço, todos os funcionários e utentes vão repetir os testes à Covid-19 nos próximos dias.
Covid-19: Número de infeções na Maia passa para 906 com 32 novos casos nas últimas 24 horas