O ato eleitoral antecipado em mobilidade acontece este domingo, dia 23 de janeiro, em todo o país. Na Maia, inscreveram-se 4144 cidadãos, dos quais 3358 são residentes na Maia, 418 noutros Concelhos do Distrito do Porto e 368 noutros Distritos e Regiões Autónomas.
As mesas de voto estarão situadas no pavilhão municipal Gueifães 2, na rua Ponte do Vasco, em Gueifães, na Freguesia da Cidade da Maia. Para este ato, a Câmara Municipal da Maia “reforçou o número de mesas de voto, de 8 para 15, para evitar grandes filas ou aglomeração de pessoas no acesso às urnas”, segundo comunicado enviado pela autarquia.
As mesas de voto serão distribuídas da seguinte forma:
– 11 Mesas para eleitores da Maia;
– 2 Mesas para eleitores dos restantes concelhos do Distrito do Porto;
– 2 Mesas para eleitores de outros Distritos.
Em comunicado, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal, afirmou que as “eleições vão decorrer ainda condicionadas pela pandemia, circunstância que nos leva a mobilizar todos os recursos necessários e a fazer todos os esforços para que os cidadãos exerçam o seu direito e dever cívico de votar, o que creio vai acontecer de forma expressiva, uma vez que a comunidade já se adaptou bem a este novo normal, nunca descurando os cuidados com a sua própria segurança e com a proteção dos mais próximos”.
O autarca sublinhou ainda “a maturidade cívica e democrática demonstrada pelos maiatos nos anteriores atos eleitorais que já se realizaram durante a pandemia”.
Para cumprir o ato eleitoral, os eleitores devem estar munidos com equipamento de proteção individual – máscara -, e é aconselhável levarem a sua própria caneta.
A Câmara Municipal da Maia fez saber que providencia “equipamento de proteção individual e gel desinfetante, para todos os agentes envolvidos no processo eleitoral”.