20 anos depois, o chimpanzé que aprendeu a reciclar em pouco mais de uma hora está de volta.
“Se o Gervásio consegue, tu também conseguirás” – O chimpanzé que marcou a história da reciclagem em Portugal está de volta. Para assinalar os seus 25 anos de atividade, a Sociedade Ponto Verde “recicla” a sua personagem mais icónica, o Gervásio, para relembrar que é preciso continuar a reciclar as embalagens.
Para a criação desta nova campanha, um grupo de crianças foi desafiado a dar asas à imaginação e criar a sua versão do Gervásio com recurso a embalagens usadas. A personagem ganha vida pelas mãos da geração do futuro com três objetivos: inovar, evoluir, reciclar.
A partir desta premissa, a Sociedade Ponto Verde vai lançar ao longo dos próximos meses cinco filmes onde o Gervásio, criado pelas crianças, surge enquanto animação 3D para dar voz a uma nova era da reciclagem, impulsionada por aqueles para quem a sustentabilidade e as preocupações ambientais são já parte do seu ADN.
“Quando há 25 anos a SPV lançou uma campanha televisiva onde um chimpanzé aprendia a reciclar em 1 hora e 12 minutos, sabíamos que estávamos já a fazer algo inédito, dando força ao nosso mote de inovar desde a origem. Mais de 20 anos passados recuperamos um símbolo único e capaz de gerar empatia e ligação emocional à reciclagem ao evocar uma memória comum às gerações mais velhas e despertar o carinho dos mais novos”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
O Gervásio regressou à televisão portuguesa a 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Ambiente.