O projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar” decorre até março de 2022 e consiste maioritariamente no desenvolvimento de ações de sensibilização e iniciativas de literacia para a temática.
A LIPOR e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) juntaram-se para apresentar e, agora, levar a cabo, o projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar”.
“Este projeto pretende desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria” – A apresentação pública da iniciativa aconteceu no dia 19 de junho, num evento de apresentação dos projetos de Prevenção e Sensibilização para a redução do lixo marinho, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
A LIPOR e o IPDJ apresentaram esta candidatura ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 – Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho e foram um dos 6 vencedores, entre as 24 candidaturas apresentadas.
O projeto, que agora se inicia, decorre até março de 2022, e consiste principalmente no desenvolvimento de ações de sensibilização para mudar atitudes e comportamentos, bem como iniciativas de literacia, capacitando os diversos atores do processo para a adoção diária das melhores práticas de gestão ambiental.
“O fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um Novo Rumo”, lê-se em comunicado enviado à redações.