No primeiro semestre de 2023, o projeto “Rolha a Rolha – Semeando a Recolha” tem impulsionado a reciclagem de rolhas de cortiça com o apoio da Quercus. Nesta iniciativa, os Municípios da Maia e Vila do Conde uniram-se ao projeto, juntamente com os Municípios de Matosinhos, Porto e Póvoa de Varzim, permitindo a adesão de 296 estabelecimentos.
Segundo a Lipor, restaurantes, hotéis, cafés e padarias dos municípios da Maia, Porto e Póvoa de Varzim têm contribuído significativamente para o projeto, entregando um total de 491 kg de rolhas de cortiça para reciclagem durante o primeiro semestre de 2023.
A Lipor prevê que, graças à recolha efetuada no primeiro semestre, seja possível plantar um total de 1.950 árvores. Essas árvores autóctones serão responsáveis por proporcionar um ar mais limpo a cerca de 12.133 pessoas, uma vez que armazenam 4 toneladas de carbono. Isso é equivalente a aproximadamente 26 milhas de viagem de um voo comercial ou ao arrefecimento de 5 aparelhos de ar condicionado durante 1.625 dias.
O projeto, uma colaboração entre a Quercus, a Lipor e os Municípios Associados, tem como objetivo promover a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal. A cada 50 rolhas recolhidas, uma árvore autóctone será plantada.
Ao criar esse novo canal de recolha de rolhas de cortiça, no âmbito do projeto Green Cork (criado em 2008 pela Quercus em colaboração com a Corticeira Amorim e o Continente, que já possibilitou a recolha de cerca de 111 milhões de rolhas), o objetivo é encaminhar as rolhas de cortiça para reciclagem.
Além de promover a reciclagem da cortiça, o projeto piloto tem como objetivos contribuir para a reflorestação em Portugal e envolver os estabelecimentos aderentes e seus clientes no combate às alterações climáticas, diminuindo as emissões de CO2 retidas nas rolhas de cortiça. Através do plantio de novas árvores, a Lipor espera aumentar a capacidade de retenção de CO2 e promover o desenvolvimento da economia circular.