O governo decidiu conceder dois dias de descanso aos trabalhadores que exercem funções públicas em serviços localizados no concelho de Lisboa, a 3 e 4 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta medida tem como justificação o facto de se esperar um fluxo anormalmente elevado de pessoas devido a este evento.
Segundo um despacho assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, os funcionários públicos nos serviços da administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, localizados no concelho de Lisboa, terão tolerância de ponto nestes dois dias.
No entanto, os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento neste período estão excluídos desta medida.
O governo salienta a necessidade de mitigar os impactos do grande fluxo de pessoas na segurança e mobilidade dos cidadãos, especialmente no concelho de Lisboa, justificando assim a concessão dos dias de tolerância de ponto.
Os dirigentes dos serviços e organismos afetados devem assegurar a dispensa do dever de assiduidade dos trabalhadores, garantindo a continuidade e qualidade do serviço prestado.