A Sonae SGPS registou um resultado líquido atribuível aos acionistas de 69 milhões de euros no primeiro semestre de 2023. Esse valor representa uma diminuição de 41,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a empresa obteve 118 milhões de euros.
De acordo com o relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae atribui essa diminuição ao “apoio às famílias, ao aumento dos custos financeiros e dos impostos e o investimento na expansão e digitalização dos negócios”. Apesar disso, Cláudia Azevedo, CEO da empresa, descreveu o desempenho como “globalmente muito positivo”, tendo em conta o contexto macroeconómico volátil e a competitividade desafiante.
A Sonae destaca o aumento de 12% do volume de negócios consolidado, alcançando 3,8 mil milhões de euros, impulsionado pelos ganhos de quota de mercado nas lojas Continente e Worten e pelos investimentos na expansão dos negócios.
O EBITDA aumentou para 350 milhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2022, refletindo a qualidade dos negócios e ativos da empresa. No entanto, a margem de EBITDA diminuiu ligeiramente devido aos esforços para absorver pressões inflacionárias para os clientes, impactando a evolução da margem operacional.
A Sonae investiu 684 milhões de euros em expansão de negócios e aquisições, com 406 milhões de euros em investimento operacional (Capex) e 278 milhões de euros em aquisições e reforço de participações em negócios e empresas. Apesar dos montantes investidos, a dívida líquida da Sonae reduziu-se homólogamente para 1067 milhões de euros.
A MC, detentora das lojas Continente, registou um volume de negócios de mais de três mil milhões de euros, representando um aumento de 13,1% em relação ao primeiro semestre de 2022. A margem de EBITDA foi de 9,2%, com a abertura de 18 novas lojas próprias durante o período.
Já na Worten, retalhista de eletrónica, o volume de negócios cresceu tanto no canal online como offline, alcançando 557 milhões de euros neste primeiro semestre, com o canal online a representar mais de 15% das vendas totais.